sábado, 27 de dezembro de 2014

O Editor do Blog “Filmes Antigos Club” encontra o editor do Blog “Eugenio em Filmes”. O Início da série “Encontros” no espaço. Considerações Finais para o fim do ano de 2014.


A partir deste artigo, inicio a série Encontros, que destina registrar um encontro, um evento, com o editor do blog Filmes Antigos Club, eu, Paulo Telles, com uma persona ligada a Sétima Arte, seja ele um profissional, um cineasta de curtas, um blogueiro, ou simplesmente qualquer pessoa envolvida com a chamada Sétima Arte que merece destaque neste espaço, ou mesmo um amigo ligado ao editor.

O CINECLUBE pela ECR WEB e o meu convidado ilustre: Prof. José Eugênio Guimarães, editor do blog EUGÊNIO EM FILMES
No último dia 17 de dezembro, o editor do Filmes Antigos Club, em seu programa CINECLUBE, transmitida pela Escola de Rádio Web, através da Internet as dez da manhã, programa este destinado aos amantes do cinema e voltada para as mais inesquecíveis trilhas sonoras do cinema, recebeu um convidado ilustre em seu programa: O professor universitário, agrônomo, e sociólogo José Eugênio Guimarães, que é o editor do blog de cinema Eugênio em Filmes, que pode ser acessado em: http://cineugenio.blogspot.com.br/.

BLOG "EUGÊNIO EM FILMES"- Acesse: http://cineugenio.blogspot.com.br/
O professor Eugênio e o radialista Paulo Telles estavam há muito tempo com vontade de se conhecerem pessoalmente, visto que se conheceram pelo facebook em tantas comunidades e grupos ligados ao cinema que perceberam uma afinidade mútua por conta de tantos gostos relacionados à Sétima Arte. Além disso, ambos passaram a divulgar espaços um do outro em diversas destas comunidades, tarefa prazerosa esta que voltaremos a partir do próximo ano, visto que o blog Eugênio em Filmes é um espaço fantástico, primoroso, didático, e eclético.  Este encontro foi finalmente possível durante uma das edições de CINECLUBE, apresentado por mim, Paulo Telles.

O Editor deste espaço com o Professor Eugênio, nos estúdios da Escola de Rádio, no Catete.
Além de conversarmos ao longo de 90 minutos de programa a respeito de seu trabalho relacionado a sua devoção pela Sétima Arte, o Prof.Eugênio ainda falou sobre os motivos que o levaram a erguer tamanho monumento a cultura e a informação, com base em análises pessoais em escritos que vinha separando ao longo de 40 anos e que, por fim, resolveu dividir com leitores e amantes de todo o cinema. Ele aprendeu a amar o cinema graças aos seus pais, que o levaram para assistir na tela grande o clássico Marcelino Pão e Vinho (1955), filme espanhol dirigido por Ladislao Vajda e estrelado pelo menino Pablito Calvo. Eugênio tinha apenas dois anos de idade. 

John Ford
Com isso, o Professor Eugênio contou para o ouvinte do CINECLUBE como originou sua trajetória ao amor pelo cinema, onde ele traçou num bate papo descontraído com o apresentador suas referências cinematográficas principais, onde foi mencionado um dos maiores cineastas de todos os tempos: o Mestre John Ford (1895-1973), diretor favorito do convidado, que ainda realçou Orson Welles, Luchino Visconti, e o nosso Glauber Rocha. Como o programa de rádio web Cineclube é principalmente voltado para trilhas de cinema, foi perguntado ao ilustre convidado qual era seu compositor de cinema favorito, onde citados foram Max Steiner, Alfred Newman, Miklos Rozsa, e Bernard Herrmann, este último, músico favorito do Mestre do Suspense Alfred Hitchcook (1899-1980).

Satyajit Ray
O professor Eugênio, demonstrando muita simpatia durante toda a entrevista, falou também de seu passado de cineclubista. Foram também abordadas muitas de suas publicações no espaço EUGENIO EM FILMES, como o filme A Esposa Solitária, do cineasta indiano (já falecido)  Satyajit Ray, e suas impressões sobre o filme Casa de Bambu, de Samuel Fuller, produzido em 1955 e estrelado por Robert Ryan (1909-1973), que na percepção do convidado de Cineclube, é um dos atores mais fenomenais de todos os tempos.

Morador de Niterói/Rj, o Professor José Eugênio Guimarães atravessou a baía de Guanabara aceitando o convite deste apresentador e editor do blog Filmes Antigos Club, para o programa Cineclube, nos estúdios da ESCOLA DE RÁDIO WEB, que fica na Rua Pedro Américo, 147, Loja A – Catete, Rio de Janeiro, e dirigido pelo radialista Ruy Jobim. Alegremente, amigos em comum deixaram suas mensagens pelo facebook com relação à entrevista do professor e amigo, que muito nos satisfez e que, em primeira mão, serão mencionados neste tópico, como a Sandra Brito Paiva, Miquito Mendes Ziembinsk, Samir de Araujo, Edivaldo Martins (CAW), Ary Ximendes, entre tantos, que nos deram o prazer de sua audiência.


Eu e o professor, no almoço no Amarelinho, Cinelândia
Este primeiro encontro (em breve com certeza teremos outros), após o final do programa, terminou com um almoço no tradicional bar e restaurante Amarelinho, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Falei Cinelândia? Pois é! No caminho eu e o ilustre professor falávamos sobre isto, afinal, só restou o nome, visto que o último cinema que fechou foi o ODEON, lugar onde vi meu primeiro espetáculo cinematográfico, King Kong, de 1977, versão com Jessica Lange, e entre outros, Os Imperdoáveis, de 1992, com Clint Eastwood, e  A Paixão de Cristo, em 2004, de Mel Gibson.

O "Tchau" em frente as Barcas para Niterói, a "Terra" do Professor e do Araribóia
Despedimos-nos a caminho das barcas, afinal o professor mora na Terra do Araribóia.
Professor Eugênio! Muito obrigado por permitir este encontro, pois além da amizade realça a interligação de nossos espaços que nos faz interagir com todos os amantes do cinema, e em especial, seus grandes clássicos.  Obrigado mais uma vez, meu amigo José Eugênio Guimarães! Sucesso para você em 2015 e para seu requintado blog, que por mim, já é considerada uma das dez melhores páginas pela internet sobre cinema no Brasil!

Paulo Telles


EM TEMPO

A PRIMEIRA MATÉRIA para 2015 será sobre a vida e a obra do sensacional RICHARD WIDMARK (1914-2008), que completaria neste fim de ano de 2014 seu centenário. Tudo sobre sua carreira, filmes, e filmografia principal serão destacados em um artigo especial sobre este ator.

O Próximo ano estará cheio de novidades no blog Filmes Antigos Club. Também será reeditada algumas matérias antigas, visto algumas curiosidades novas a respeito de cada uma delas.  Além disso, o editor tem propostas de interagir com os comentaristas. No próximo ano, em junho, o Filmes Antigos Club completará cinco anos on line

Homenagens serão feitas a ANTHONY QUINN, FRANK SINATRA, RITA HAYWORTH, que estariam fazendo seu centenário. MAUREEN O' HARA será também homenageada EM FEVEREIRO. LEE VAN CLEEF , que completaria 90 anos no próximo ano, será abordado pela colaboradora Sandra Brito Paiva. Enfim, muitas novidades esperam pelos leitores no ano vindouro.


Mensagem de fim de ano
Todo o dia é ano novo.
Todo dia é ano novo
Entre a lua e as estrelas
num sorriso de criança
no canto dos passarinhos
num olhar, numa esperança...
Todo dia é ano novo
na harmonia das cores
na natureza esquecida
na fresca aragem da brisa
na própria essência da vida.
Todo dia é ano novo
no regato cristalino
pequeno servo do mar
nas ondas lavando as praias
na clara luz do luar...
Todo dia é ano novo
na escuridão do infinito
todo ponteado de estrelas
na amplidão do universo
no simples prazer de vê-las
nos segredos desta vida
no germinar da semente.
Todo dia é ano novo
nos movimentos da Terra
que gira incessantemente.
Todo dia é ano novo
no orvalho sobre a relva
na passarela que encanta
no cheiro que vem da terra
e no sol que se levanta.
Todo dia é ano novo
nas flores que desabrocham
perfumando a atmosfera
nas folhas novas que brotam
anunciando a primavera.
Você é capaz, é paz
É esperança
Todo dia é ano novo
no colorido mais bel
odos olhos dos filhos seus...
Você é paz, é amora alegria de Deus.
Não há vida sem volta
e não há volta sem vida
no ciclo da natureza
neste ir e vir constante
No broto que se renova
na vida que segue adiante
em quem semeia bondade
em quem ajuda o irmão
colhendo felicidade
cumprindo a sua missão.
Todo dia é ano novo...portanto...feliz ano novo todo dia!

Autor Desconhecido


De repente num momento fugaz,
os fogos de artifício anunciam
que o ano novo está presente
e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz,
as taças se cruzam
e o champagne borbulhante anuncia que o ano velho se foi e o ano novo chegou.

De repente, os olhos se cruzam,
as mãos se entrelaçam
e os seres humanos,
num abraço caloroso,
num só pensamento,
exprimem um só desejo
e uma só aspiração:
PAZ e AMOR.

De repente , não importa a nação;
não importa a língua,
não importa a cor,
não importa a origem,
porque sendo humanos e descendentes de um só Pai,
lembramo-nos apenas de um só verbo: AMOR.

De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio,
cantamos uma só canção,
um só hino:
o da LIBERDADE.

De repente, esquecemos e lembramos do futuro venturoso,

e de como é bom VIVER.

Autor Desconhecido


Desejo para todos os amigos, leitores, comentaristas, e seguidores, que o ano de 2015 seja repleto de realizações para todos, com muita saúde, paz e prosperidade. Abraços e até o ano que vem!


Votos de PAULO TELLES- EDITOR

22 comentários:

  1. Parabéns Paulo ,Eugênio vocês são fenomenais rs ,obrigado por me mencionar no artigo ,estou aprendendo muito com Vocês !!! Desejo um 2015 de realizações e saúde a todos nós !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2015, Samir. Continuaremos cavalgando nesta próxima etapa de 12 meses.

      Excluir
  2. Valeu jovem amigo Samir de Araújo, de Fortaleza! Feliz 2015 para todos nós, com muita saúde, paz, prosperidade, e bons filmes! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Paulo Telles e José Eugênio Guimarães. Que este seja o primeiro de muitos encontros. Muito obrigada por vocês fazerem parte do meu rol de amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Sandra Brito Paiva, a honra é toda nossa, minha,sua, do Eugenio, do Samir, e de toda a galera, e pode ter certeza que os "encontros" não ficará por aqui. Breve aguardo o seu artigo sobre o LEE VAN CLEEF que será massivamente divulgado aqui no espaço. Eu que agradeço, antes de tudo, de fazer parte do meu rol de amigos. Grande abraço minha querida e um feliz ano novo!

      Excluir
    2. Em 2015, Sandra, acabaremos com Mackenna. Você verá apenas bons westerns. E ai do Lee. Rs! Abraços e beijos, menina. Feliz ano novo.

      Excluir
  4. Paulo, meu caro, obrigado pelas palavras tocantes. Nem sei o que dizer. Piscianos - não acredito em signos e horóscopos, porém eles existem (?!) - são tímidos. Faço apenas um pequeno reparo. Quando vi Marcelino Pão e Vinho com a minha mãe, em 1958, eu tinha apenas dois anos e não cinco. Não me deixe mais velho. Já sinto dores nas articulações. Rs!

    Obrigado novamente e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs...Foi corrigido meu amigo!

      Olha, nada entendo de signos, mas uma coisa é certa: para algumas coisas, também sou bem tímido, e olhe que sou taurino! Sei lá, acho que nada a ver, rs.

      Grande abraço nobre Eugenio, e obrigado por este encontro.

      Excluir
  5. Aqui é o amigo e parceiro de vocês, Léo Costa do Minha Visão do Cinema, humilde blog no qual vocês ajudam. Achei incrível esta matéria, muito feliz de ver duas pessoas que admiro muito juntas conversando sobre o que todos amamos, cinema! Um forte abraço ao Paulo e ao José Eugênio, vocês são mestres. Espero um dia escrever como vocês. Tenho muito orgulho de vocês me ajudarem no meu espaço cinéfilo. Um forte abraço e um 2015 de muitos filmes para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANDE LÉO COSTA do MINHA VISÃO DE CINEMA!!! Satisfação em tê-lo conosco, meu querido!. De humildade, com, certeza é sua personalidade, aliás, uma grande qualidade no ser humano. Mas o espaço MINHA VISÃO DE CINEMA certamente é um espaço nobre que tem muito a dividir com todos os amantes da Sétima Arte, e pode estar certo meu amigo Léo, que vc esta bem cotado para uma entrevista comigo se caso surgir uma ocasião de vir a Cidade Maravilhosa. O orgulho é nosso de tê-lo como amigo e empreendedor do bom cinema. Feliz 2015 para vc e sua família. e certamente, BONS FILMES!

      Grande abraço do editor de FILMES ANTIGOS CLUB e do EUGENIO EM FILMES.

      Excluir
    2. Se surgir a oportunidade, teria a maior honra de participar de uma entrevista. Quem sabe em 2015? Um grande ano para nós!

      Excluir
    3. Fala, Léo!

      Grato pelas palavras. Estou tentando me reordenar e voltar às colaborações a periodicidade de antes. E você, meu caro, como vai?

      Abraços.

      Excluir
    4. Nobre Léo

      Pode ter certeza que vc é um dos fortes candidatos para uma entrevista. Quando vc puder vir ao Rio de janeiro, quem sabe. UM ÓTIMO ANO PARA TODOS NÓS!

      Excluir
  6. Eia, amigo Telles,

    Um belo momento este de dois grandes homens do cinema postarem juntos algumas fotos.

    Não sei porque mas, depois de ver o rosto do Eugenio me ficou uma sensação de que o conheço.
    Busquei na memória, mas não a consegui trazer. Porém, é muito dificil eu esquecer a fisionomia de alguém. E esta me é conhecida sim, mas não sei de onde.

    Uma alegria a mais, já que estou com enorme frequencia no blog do Eugenio falando de suas bem descritas postagens.

    Quanto a ti nada mais tenho a dizer de tanto que nos falamos, que trocamos idéias e pontos de vista.

    Somente desejar para os dois uma Harnonia Completa em Todos os Campos de Vossas Vidas no ano que Vem e EM TODOS OS DEMAIS DIAS DE VOSSAS VIDAS.

    Li sobre Marcelino Pão e Vinho visto pelo Eugenio aos 2 anos. Não recordo em que postagem foi, mas conversamos sobre o filme e que também o vi cedo. Só que eu tinha mais uns dez anos que ele. Rsrsrsrs

    Grande abraço para ambos e vida que segue, postagens que venham e comentários que faremos.

    jurandir_lima@bol.com.br (mas que conheço o Eugenio, CONHEÇO SIM)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eia grande baiano! Vc também é um GIGANTE, meu amigo, pode acreditar!

      Agradeço pelos votos, e ano que vem é um ano cheio de trabalhos e publicações, que deverão agradar aos leitores, pois afinal, o FILMES ANTIGOS CLUB sempre tem novidades, e 2015 estará recheada delas.

      Grande abraço meu querido Jurandir! Feliz 2015 com muita saúde, paz, amor, e bons filmes!!!

      Excluir
    2. Caro Jurandir;

      Será que já nos conhecemos? De onde, então? Sei que já sofri de sina viajeira. Cruzei a Bahia algumas vezes, por todos os quatro lados. Já acampei em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Porto Seguro, Barra, Teixeira de Freitas... Ou será que a gente se viu em Minas? Vá saber! Mas precisamos resolver essa dúvida.

      Grande abraço, meu caro.

      Excluir
  7. Leo Costa;

    Li sua notinha sobre os dois homens do cinema e quero dizer que muito tenho aprendido com eles também. Principalmente pela escrita perfeita dos amigos blogueiros.

    Leo?
    Seu blog é O Vigilante da Noite, como dizes. E eu acho que o conheço ou que já comentei alguma coisa por lá.

    Olha, meu caro: o meu email está sempre nos rodapés dos meus comentários. Então, por favor, me envia o nome completo do seu blog para darmos uma passada ou repassada por lá.

    E para o Telles, que irá ler este pequeno espaço que escrevo, caso este meu pedido passe batido pelo Leo Costa, fineza dar-lhe esta informação de vir novamente ao FilmesAntigos e ler o que deixei para ele. GRATO.

    Para o Leo Costa, uma pacifica virada de ano e um 2015 cheio de energia e criações.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Ju

      O blog do Léo Costa é o MINHA VISÃO DO CINEMA, cujo link pode acessar em : http://minhavisaodocinema.blogspot.com.br/. Vou passar esta informação a ele e acredito que ele se sentirá honrado, amigo baiano.

      Excluir
    2. Obrigado Jurandir, meu nome é Leonardo e meu blog é este que o Paulo indicou, ele e o José me ajudam lá. Visite-nos lá, ficaríamos honrados. Um forte abraço e ótimo 2015 para nós.

      Excluir
  8. Amigo Eugenio,

    Depois de conferir sua identidade visual, me bateu uma certeza de que já vos conhecia. De onde? Não recordo, não sei.

    Faz assim: perde um tempinho e me repassa algumas andanças de sua vida, trabalhos, me manda mais algumas fotos suas e logo confirmo se positiva ou negativa esta intuição que me bateu sobre o querido amigo.

    Um ano Novo de Luz, muitas postagens e saude acima de tudo.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Leonardo,

    Captei seu retorno à minha fala com o Telles.
    Obrigado por esta consideração em me por alguma deferencia. Valeu.

    Está registrado tudo sobre vosso blog aqui nos meus alfarrábios. Rsrsrsrs

    Não me esquecerei de fazer uma visita ao amigo, embora o momento esteja sendo um pouco atordoado para mim, mas isto irá passar e voltaremos a nos contatar.

    Enorme abraço

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir

NOTAS DE OBSERVAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS.

1)Os Comentários postados serão analisados para sua devida publicação. Não é permitido ofensas ou palavras de baixo teor. É Importante que o comentarista se identifique para fins de interação entre o leitor e o editor. Comentários postados por "Anônimos" sem uma identificação ou mesmo um pseudônimo NÃO SERÃO PUBLICADOS.

2)Anúncios e propagandas não são tolerados neste setor de comentários, pois o mesmo é reservado apenas para falar e discutir as matérias publicadas no espaço. Caso queira fazer uma divulgação, mande um email para filmesantigosclub@hotmail.com. Grato.

O EDITOR


“Posso não Concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dize-la”

VOLTAIRE

Outras Matérias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...