quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Adios, Amigo: Giuliano Gemma (1938-2013)



Herói dos Westerns a Italiana e dos épicos titânicos, mas vale lembrar também como um intérprete de grandes cineastas como Luchino Visconti a Valerio Zurlini. O espanto, logo na primeira impressão ao se saber da notícia, é que tinhamos conhecimento que este herói, que tão bem desempenhou o cowboy protótipo do mocinho simpático e correto, que tantas emoções nos proporcionou nas telas nas décadas de 1960 e 70, que ainda gozava de boa saúde e estava em plena atividade artística, veio a falecer brutalmente. Giuliano Gemma morreu aos 75 anos, após um grave acidente de carro em Cerveteri, perto de Roma na noite de ontem, 1º de outubro. O ator ainda foi socorrido e levado para um hospital, mas não resistiu. Outros dois passageiros também se feriram no acidente.

Seu funeral será realizado na próxima segunda-feira, dia 7,  às 10 horas (horário de Roma), em Santa Maria dos Milagres, na Piazza del Popolo, em Roma. No domingo, esta prevista um evento religioso (ainda não confirmado). Para o funeral do ator, deve aguardar os resultados da autópsia  que já foi solicitado pelo magistrado do local, e que será realizada na sexta-feira. 


Nascido 02 de setembro de 1938 em Roma, Gemma incursionou no cinema ainda muito jovem, e por acaso, graças a sua dedicação aos esportes, como o Boxe e a Ginástica Olímpica, e seu porte de 1m84 foi chamando a atenção dos produtores italianos.  Contudo, apareceu sem muito brilho em comédias que exploravam mais sua aparência física, incluindo duas de diretores importantes: Veneza, a Lua e Você, de Dino Risi (1916-2008), e A Casa Intolerante, de Mauro Bolognini (1922-2001)




Foi extra MARCANTE na superprodução retumbante de William Wyler (1902-1981), Ben-Hur, de 1959, onde se destaca em pelo menos duas cenas importantes no épico clássico estrelado por Charlton Heston:  Quando Ben-Hur invade os aposentos de Messala (Stephen Boyd, 1931-1977) e o ameaça com a lança, e nos banhos romanos onde o Xeque Iderim (Hugh Grifhit, 1912-1980) lança as apostas nas corridas de quadrigas contra os romanos.


 Mas sua primeira grande oportunidade foi em 1962, quando Duccio Tessari (1926-1994) fez Arrivano I Titani, que no Brasil se chamou Os Filhos do Trovão. Vale lembrar sobre cinema italiano da época. Havia os grandes autores, como Federico Fellini, Luchino Visconti e Michelangelo Antonioni, mas no fim dos anos 1950 e início dos 60, a tendência dominante na indústria italiana eram os épicos mitológicos, os Espadas & Sandálias, ou  Peplum.  Tudo não passava de uma grande paródia, transformando o jovem e atlético Gemma (nas cenas que exigiam mais ação, como saltos e cenas de luta, ele não precisou de dublês) em uma revelação no papel de Krios, que os deuses do Olimpo enviam a Creta para derrotar tirano que está acabando com a população. A fita de Tessari era bem-humorada, ritimada, e criativa.


Em 1963, Luchino Visconti (1906-1976), precisando de um ator belo e carismático para encarnar o jovem Garibaldi, chamou Gemma para atuar em O Leopardo, mas a participação dele foi reduzida a quase nada na versão hollywoodiana, cortada e remontada, que circulou em todo o mundo.


Quando a moda dos épicos mitológicos saiu em cartaz, Gemma se instalou num novo gênero que o caracterizaria como um Rei: os Westerns Spaghetti, faroestes italianos rodados geralmente na Espanha (mas especificamente, região de Alméria). Com a moda em plena difusão, e com muitos atores norte-americanos até mesmo indo para a Europa para incursionar no novo gênero, Giuliano não fez por menos: adotou um nome artístico americano, MONTEGOMERY WOOD, como era de praxe por grande parte dos atores e atrizes europeus, com a finalidade de atrair o público americano e aumentar as rendas nas bilheterias internacionais. 



Com o novo nome americano, Gemma estrelou o que se tornou um grande clássico do gênero, ao lado da Trilogia de Sergio Leone (Por um Punhado de Dólares, Uns Dólares a Mais, e Três Homens em Conflito) – o filme é O Dólar Furado, de 1965, dirigido por Giorgio Ferroni (1908–1981), dando brecha a sua carreira, e sobretudo, se impondo como um astro absoluto dos westerns europeus, chegando até a ser equiparado como um novo Randolph Scott para os italianos. Logo não tardou, Giuliano estrelou outras obras do gênero, como Uma Pistola para Ringo e Dias de Ira.


Giuliano Gemma também, atuou em outros estilos: comédias, aventuras, dramas, criminais, e trabalhou durante sua carreira com atores como Kirk Douglas, Rita Hayworth, Henry Fonda, Florinda Bolkan, Liv Ullman, Philippe Noiret e Catherine Deneuve.


Foi em 1965, quando filmava Uma Pistola para Ringo, que conheceu a mulher, Natália Roberti. Foi uma união feliz por 30 anos, até a morte dela em 1995. Da união, nasceram duas filhas, sendo uma delas a atriz Vera Gemma. Se casou depois pela segunda vez com Baba Richerme. Nos últimos anos, ele ainda estava em plena atividade, principalmente na TV, onde chegou a atuar num filme sobre a vida do Papa João Paulo II, interpretando o seu porta-voz, em 2005. Quando o cinema já não encontrava mais espaço, além de se dedicar a televisão, acabou aderindo à outra arte: a escultura, onde dizia ter descoberto seu talento de escultor, e acabou recebendo elogios de críticos por sua nova atividade.


Em 2012, ele fez uma participação em Para Roma Com Amor, de Woody Allen, que acabou sendo seu último filme.




Giuliano esteve em duas ocasiões no Rio de janeiro. Uma, em 1969, quando O Rei do Gatilho a Italiana conheceu o Rei da Música Brasileira, Roberto Carlos, visitando as praias cariocas e as ruas do centro carioca junto com o cantor Wilson Simonal (1939-2000). A Segunda foi em abril de 1986, a convite de um amigo italiano casado com uma brasileira.


Contudo, Giuliano Gemma será sempre eterno não apenas nas reprises de seus filmes (ao menos, nas nossas reprises pessoais na nossa Sala Vip, pois temos o DVD e o Blu-Ray) mas também na mente e nos corações dos seus fãs, amigos do cinema, amantes da Sétima Arte, que apreciam os bons momentos de ação e aventura, e isto, com certeza, o imortal Giuliano nos legou em cheio, como um dos mais brilhantes e belos mocinhos que as plateias do mundo inteiro conheceu.


Produção e Pesquisa: Paulo Telles.




FILMOGRAFIA DE GIULIANO GEMMA

Venezia, la luna e tu (1958) – Dir. Dino Risi
Arrangiatevi! (1959)
Io amo...tu ami (1961)
Il nemico di mia moglie (1959)
Ben-Hur (film 1959)|Ben-Hur (1959) (não creditato)
A qualcuno piace calvo (1960) (não creditato)
Messalina venere imperatrice (1960)
I cosacchi (1960)
Il pianeta degli uomini spenti (1961)
Arrivano i titani (1962)
Il Gattopardo (“O Leopardo”) (1962) – Dir. Visconti
Il giorno più corto (1963)
Maciste l'eroe più grande del mondo (1963)
La schiava di Bagdad (1963)
I due gladiatori (1963)
Ercole contro i figli del sole (1964)
Angelica (1964)
La rivolta dei pretoriani (1964)
Una pistola per Ringo (“Uma Pistola para Ringo”) (1965)
Erik il vikingo (1965)
La meravigliosa Angelica (1965)



Adiós gringo (“Adeus, Gringo”) (1965)
Angelica alla corte del re (1965)
Un dollaro bucato (“O Dólar Furado”) (1965)
La ragazzola (1965)
Il ritorno di Ringo (1965)
Arizona Colt (“Arizona Colt”) (1966)
Per pochi dollari ancora (1966)
Kiss kiss....bang bang (1967)
I lunghi giorni della vendetta (“Dias de Vingança”) (1967)
Wanted (“Minha Lei é Matar ou Morrer”) (1967)



I giorni dell'ira (“Dias de Ira”) (1967)
Violenza al sole (1968)
... e per tetto un cielo di stelle (1968)
I bastardi (1968)
Sons of Satan (1968)
Vivi o, preferibilmente, morti (1969)
Il prezzo del potere (1969)
Quando le Donne Avevono la Coda (“Quando as Mulheres Tinham Rabo”) (1971)
L'arciere di Sherwood (1971)
Corbari (“A Guerra Subterrânea”) (1971)
Amico, stammi lontano almeno un palmo (1972)
Un uomo da rispettare (1972)
L’amante dell’Orsa Maggiore (“Código Ursa”) (1972)
Troppo Rischio per um Uomo Suolo (“Velocidade, Caminho da Morte”) (1973)
Il maschio ruspante (1973)
Anche gli angeli mangiano fagioli (Dois Anjos da Pesada) (1973)
Delitto d' amore (1973)



Il bianco, il giallo, il nero (“Três Homens, Uma Lei”) – Dir. Sergio Corbucci (1974)
Anche gli angeli tirano di destro (“Os Anjos Batem Melhor com a Direita”) (1974)
Africa Express (1975)
Safari Express (1976)
Il deserto dei Tartari (1976)
Il prefetto di ferro (“Prefeito de Ferro”) (1977)
California (1977)
Corleone (“Reunião da Máfia”) (1978)
Il grande attacco (“A Grande Batalha”) (1978)
Um Uomo in Ginochio (“Poderes da Máfia”) (1978)
Sella d'argento (“Sela de Prata”) (1978)
Commando d' assalto (1980)
L'avvertimento (“Advertência”) (1980)
La baraonda (1981)
Ciao Nemico (1981)
Tenebre (1982)
Senza un attimo di respiro (1983)
Le Cercle des passions (1983)
Claretta (1983)


Com Quentin Tarantino

Tex e il signore degli abissi- Tex e o Senhor do Abismo (1985)
Qualcuno pagherà? (1986)
Speriamo che sia femmina (1986)
Rally (1986)
Il padre americano (1987)
L' agguato (1988)
Melancholy of Florence (1990)
Ya no hay hombres (1991)
Firenze no kaze ni dakarete (1991, Cinema japonês)
Non ci sono più uomini (1991)
Un bel di' vedremo (1996)
Un uomo per bene (1999)
La donna del delitto (2000)
Giovanna la pazza (2001)
L' inchiesta (2006)
Para Roma com Amor (2012)



Televisão:
Circuito chiuso (1978)
Caccia al ladro d' autore (1985-1986) (7 episódios)
Rally (1988)
Prigioniera di una vendetta (1990)
I promessi sposi (1990)
Dagli appenini alle ande (1990)
Non aprite all' uomo nero (1990)
La moglie nella cornice (1991)
Una storia italiana (1992)
Le Chinois (1992) (um episódio)
Jewels (1992)
Maximum Exposure (1995)
Deserto di fuoco (1997)
Marseille (1998)
Game over (1999)
Premier de cordée (1999)
L'uomo che piaceva alle donne-Bel Ami (2001)
Angelo il custode (2001)
La bambina dalle mani sporce (2005)
Giovanni Paolo II (2005)
Butta la luna (2006) (série TV)
Pompei (2007)
Il Capitano (série TV) (2005-2007) (14 episódios)

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