sábado, 29 de dezembro de 2012

Harry Carey Jr: Mais um Mito dos Westerns Que se Vai.


em O CÉU MANDOU ALGUÉM, com JOHN WAYNE

Harry Carey Jr (1921-2012), que foi um membro da equipe do diretor John Ford (1895-1973), participando além de inúmeros filmes e também por ter atuado uma série de westerns clássicos do diretor, morreu de causas naturais em Santa Barbara, nesta última quinta feira, dia 27. Ele tinha 91 anos. Sua filha Melinda disse que ele morreu  de causas naturais cercadas pela família em uma casa de repouso.

HARRY CAREY PAI
Filho do astro cowboy do cinema-mudo o Harry Carey  (1878-1947, que foi o ídolo de infância de John Wayne, com quem haveria de trabalhar futuramente) e da atriz Olive Carey (1896-1988) , ele foi um dos rostos mais conhecidos no cinema e na TV americana. Ao todo, ele atuou em cerca de 100 filmes e programas de TV numerosos. Com seu olhar quadrado, às vezes meio vesgo, Carey foi um dos atores mais prolíficos de Hollywood  nas décadas de  1950 até os anos de 1980.


COM JOHN WAYNE,  em LEGIÃO INVENCÍVEL
CAREY JR no meio de WAYNE e PEDRO ARMENDARIZ: O CÉU MANDOU ALGUÉM
Carey Jr atuou em muitos dos maiores westerns de Ford  estrelados por John Wayne (1907-1979) , incluindo  Legião Invencível/She Wore a Yellow Ribbon (1949) Rio Grande (1950)  e  Rastros de ódio/The Searchers (1956) . Ele também apareceu para o diretor como um dos personagens principais em Caravana de Bravos/Wagon Master (1950),  A Paixão de uma Vida/ The Long Gray Line (1955), onde interpretou  Dwight Eisenhower ,  Terra Bruta/Two Rode Together  (1961) , com James Stewart , e  Crepúsculo de uma Raça/Cheyenne Autumn  (1964). Ao todo, Carey apareceu em 11 filmes de Ford e cerca de 50 Westerns para o cinema. 

Com MAUREEN O' HARA em RIO GRANDE, de JOHN FORD
Com JEFFREY HUNTER E JOHN WAYNE: RASTROS DE ÓDIO

O Primeiro filme de Carey Jr com Ford estrelado pelo Duke foi O Céu Mandou Alguém / 3 Godfathers  (1948), em que o cineasta dedicou à memória de Harry Carey, pai de Carey Jr, considerado o  primeiro patrono do diretor e do ator John Wayne. Junto com os atores  Ward Bond , Victor McLaglen , Jane Darwell e Arthur Shields , Carey foi um dos astros  utilizados por Ford, sendo assim integrado na trupe do diretor, um grupo que foi informalmente conhecido como a Stock Company John Ford.



Ele escreveu um livro de memórias em  1996 sobre suas experiências:  Company of Heroes, My Life as an Actor in the John Ford Stock Company.


Carey Jr apareceu com Wayne em uma série de outros filmes, incluindo Rio Vermelho/ Red River (1948),  Island in the Sky (1953),  Onde Começa o Inferno/Rio Bravo (1959), Jamais Foram Vencidos/The Underfeated (1969), Jack Grandão/Big Jake  (1971) e  Cahill, Xerife do Oeste/USA Cahill Marshal (1973) . Ele contracenou com James Arness em Atire para matar/  Gun the Man Down  (1956) e Missão Audaciosa/Oeste Escort  (1958), com Victor Mature , dois filmes produzidos por Wayne. Além disso, ele apareceu com seu pai em  Rio Vermelho  e com sua mãe em Rastros de ódio e Terra Bruta .


Na TV, ele co-estrelou com o colega e amigo de Rio Grande e Caravana de Bravos,  Ben Johnson (1918-1996, ao seu lado na foto acima) em Wild Times , uma minissérie sobre um show de Oeste Selvagem.

Nos anos seguintes, Carey  Jr interpretou o líder de um grupo de ciclistas em Mask (1985). Durante esse período, ele também apareceu em Cavalgada dos Proscritos/The Long Riders  (1980), de Walter Hill.


Harry Carey Jr. nasceu a 16 de maio de 1921, em um rancho em Saugus, na Califórnia, filho do o astro  cowboy do cinema mudo Harry Carey.  Na juventude, Carey Jr  queria ser uma cantor lírico e estudou para isto. Entretanto, seus sonhos de uma carreira musical não se concretizaram, e ele entrou para a Marinha Americana durante a II Guerra Mundial e serviu por seis anos. Ele planejava entrar no negócio de gado, quando foi convidado para entrar numa parte no filme de Raoul Walsh Pursued, em 1947, e foi nesta época que John Wayne sugeriu a Howard Hawks para um papel em Rio Vermelho. Wayne também o recomendou para John Ford.

Carey Jr se  virou para TV. Ele fes participações  em séries como  Paladino do Oeste/Have Gun - Will Travel , Bonanza, e Climax.



Ele foi introduzido no Hall dos grandes artistas vaqueiros dos Estados Unidos, no  Western Heritage Museum em 2003.

Em 1987, Carey foi premiado com uma Chuteira de Ouro pelo Motion Pictures Television Fund. Em 2003, ele ganhou um prêmio Silver Spur de Cowboys Reel.

Carey Jr se casou com Marilyn Fix em 1944, filha do ator Paul Fix (1901-1983), outro astro muito associado aos westerns . Além de sua esposa e filha, ele deixa um filho, uma filha, três netos e dois bisnetos.

A Sétima Arte e o mundo cinematográfico dos westerns agradece todo este legado, Mr Harry Carey Jr. Que esteja neste momento atravessando com seu cavalo as pradarias do céu. Mas uma lenda que se imprime.

Paulo Telles

7 comentários:

  1. Li sobre a morte dele no blog do Rubens Ewald Filho. Uma grande perda desse grande astro dos filmes de faroeste. Um feliz 2013, amigo e que continuemos nossa parceria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Gil, certamente nossa parceria se perpetuará. Um feliz ano novo para vc e os seus.

      Um forte abraço do editor.

      Excluir
  2. Nery,

    O mais curioso do Carey Jr. com referencia a mim é que somente vim a descobri-lo na terceira vez que vi O Ceu Mandou Alguém. Isso de tanto ouvir falar nele e não saber de quem se tratava, resolvi rever a fita.

    Observando-o nesta fita fui à Internet e descobri que vi quase que todos os filmes que fez, mas que nunca me despertou a atenção. Possivelmente por ser um ator com papeis sem muitos apelos, mas que, depois, revendo alguns dos filmes onde trabalhou, descobri ser mais um do grupo de Ford e que não era um ator assim que merecesse passar tão despercebido.

    Hoje, que tomo conhecimento de sua viagem final, peço ao mesmo, ou à sua alma, que me perdoe pelo desleixo que tive quanto à sua pessoa e rogo ao Senhor que o guarde num lugarzinho junto à sua antiga turma, local que sei eternizará feliz.

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, nobre Ju. Certamente ao lado de Duke e da patota toda.

      Excluir
  3. NOBILISSÍMO AMIGO:
    EXCELENTE TRIBUTO AO GRANDE HARRY CAREY JR.!
    NO WESTERN ONDE COMEÇA O INFERNO/RIO BRAVO, APESAR DO SEU NOME APARECER NOS CRÉDITOS, AS CENAS EM QUE ELE APARECIA FORAM DELETADAS.O MOTIVO FOI PORQUE ELE CHEGAVA NO SET DE FILMAGENS BEBADO.ASSIM SENDO HOWARD HAWKS, COMO CASTIGO, MANDOU DELETAR AS CENAS EM QUE ELE FILMOU.
    O WESTERN CAHILL FOI EXIBIDO NOS CINEMAS SOMENTE COM
    ESSE TÍTULO SEM O SUBTÍTULO,O XERIFE DO OESTE...
    CONCERNENTE AO JOHN FORD, HARRY CAREY JR., TAMBÉM ESTRELOU O GRANDE WESTERN RIO BRAVO/RIO GRANDE.RIO BRAVO FOI TÍTULO EXIBIDO NOS CINEMAS. TODAVIA À ÉPOCA DO VHS, MUDARAM O TÍTULO PARA RIO GRANDE, UM ABSURDO.
    ELE ESTRELOU UM SPAGUETTI-WESTERN, COM TERENCE HILL, E POI LO CHIAMARO, IL MAGNÍFICO.
    PARTICIPOU DE MAIS DOIS GRANDES WESTERNS, NÃO CITADOS:SANGUE NA LUA(NÃO CREDITADO), E TOMBSTONE, A JUSTIÇA ESTÁ CHEGANDO.
    PARABÉNS, AMIGO PAULO NERY!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, amigo Edivaldo, por mais esta colaboração. Grande Abraço Nobre!

      Excluir
    2. RETIFICANDO RATIFICANDO:
      O TÍTULO DO WESTERN CAHILL, O XERIFE DO OESTE ESTÁ CORRETO - VOCÊ ESTÁ CERTO. FIZ UMA PEQUENA CONFUSÃO COM OUJTRO WESTERN DO JOHN WAYNE, CHISUM, QUE COLOCARAM UM SUBTÍTULO, PORTANTO O WESTERN EM QUESTÃO FOI EXIBIDO NOS CINEMAS COMO CAHILL, O XERIFE DO OESTE.

      Excluir

NOTAS DE OBSERVAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS.

1)Os Comentários postados serão analisados para sua devida publicação. Não é permitido ofensas ou palavras de baixo teor. É Importante que o comentarista se identifique para fins de interação entre o leitor e o editor. Comentários postados por "Anônimos" sem uma identificação ou mesmo um pseudônimo não serão publicados e serão tratados como spam

2)Anúncios e propagandas não são tolerados neste setor de comentários, pois o mesmo é reservado apenas para falar e discutir as matérias publicadas no espaço. Caso queira fazer uma divulgação, mande um email para filmesantigosclub@hotmail.com. Grato.

O EDITOR


“Posso não Concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dize-la”

VOLTAIRE

Outras Matérias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...